Apresentação
A Comissão de Ética no Uso de Animais
O uso de animais em pesquisa, ensino e testes consiste em uma área do conhecimento humano com grande conteúdo ético. Afinal, é inevitável o conflito entre gerar benefícios e segurança para a saúde humana e animal e não causar sofrimento aos animais usados.
Princípios
Assim, permanece válida a ideia de que animais somente devem ser usados em pesquisa e ensino quando absolutamente necessário. Além disso, na hipótese de não haver métodos alternativos disponíveis e universalmente aceitos, é imperativo usar o menor número possível de animais e, principalmente, evitar a dor e o sofrimento deles (princípio dos 3 Rs).
Responsabilidades
Colocar esse ideário em prática não é tão simples, já que se depende de uma cadeia de responsabilidades individuais. De técnicos, que cuidam dos animais no seu dia a dia, a pesquisadores, médicos veterinários responsáveis, professores orientadores de pesquisas e alunos, todos precisam fazer sua parte.
Comissões de Ética
É essencial, pois, que sejam reconhecidas a necessidade e as vantagens de um controle eficiente no cuidado e uso de animais em nossas instituições. A formação de Comissões de Ética tem demonstrado ser o mecanismo mais adequado para cumprir com a responsabilidade de elaborar e de aplicar políticas referentes ao uso e cuidado de animais de experimentação, visando o bem-estar dos mesmos e a proteção de seus usuários.
Atribuições
- O principal papel de uma Comissão de Ética não é o de revisão de projetos de pesquisa, mas sim o de desenvolver um trabalho educativo e de conscientização continuados, buscando permear e influenciar o comportamento das pessoas que utilizam animais em pesquisa e ensino;
- Outra frente importante é enfatizar que somente com um ambiente de cuidado e de compaixão para com os animais, a partir de uma mudança na forma de pensar ao conduzir um projeto de pesquisa, teremos uma ciência de qualidade, a qual aliará conhecimento científico sólido com o bem-estar dos animais utilizados;
- Por mais que o processo seja trabalhoso e siga um regramento específico, a Comissão de Ética procura não colocar entraves à realização das pesquisas e trata de auxiliar o pesquisador a dirimir suas dúvidas e a aplicar conscientemente os Princípios Éticos da Experimentação Animal e os 3 Rs.
CEUA da UFG
A Universidade Federal de Goiás, ciente desta preocupação com o uso de animais em pesquisa e ensino, tem dado apoio irrestrito à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para que estes Princípios Éticos sejam seguidos em nossa Instituição, cujos benefícios serão constatados à medida em que os pesquisadores se preocupem tanto com a validade científica de seus projetos quanto com o bem-estar dos animais utilizados. Comprovante de cadastro da CEUA/UFG
Divulgação do cadastro no diário oficial
Diretrizes de integridade e de boas práticas para produção, manutenção ou utilização de animais em atividade de ensino ou pesquisa científica
A integridade (honradez, plenitude moral em ações e decisões) na pesquisa e no ensino deve ser elemento norteador de todos os envolvidos no uso de animais, zelando pelo desenvolvimento ético da pesquisa e do ensino.
- São princípios gerais para a integridade para produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de Ensino ou Pesquisa Científica:
- responsabilidade em conhecer as normativas para o uso de animais no ensino e pesquisa;
- honestidade na apresentação, execução e descrição de métodos e procedimentos da pesquisa e na interpretação dos resultados;
- confiabilidade na execução da pesquisa e na comunicação de suas conclusões;
- objetividade na coleta e no tratamento de dados e informações, na apresentação de provas e evidências e na interpretação de resultados;
- imparcialidade na execução da pesquisa, na comunicação e no julgamento das contribuições de outros;
- cuidado na coleta, armazenamento e tratamento de dados e informações;
- responsabilidade na formação e na supervisão do trabalho de jovens cientistas;
- veracidade na atribuição dos créditos aos trabalhos de outros;
- responsabilidade em não realizar estudos cujos possíveis resultados abranjam informações já bem documentadas na literatura;
- respeito pelos sujeitos de pesquisa e proteção da sua vulnerabilidade.
- São princípios específicos para produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de Ensino ou Pesquisa Científica:
- perseverança na busca de métodos alternativos para a substituição do modelo animal;
- veracidade em utilizar o modelo animal vivo somente na inexistência de métodos alternativos substitutivos;
- cuidado e honestidade em iniciar o uso de animais no ensino e na pesquisa somente após a aprovação da CEUA;
- cuidado em utilizar todos os recursos possíveis, inclusive os estatísticos, para definir o número de animais da amostra, evitando tanto o sobre uso quanto à minimização do mesmo, o que poderia gerar dados não confiáveis;
- promover cursos de capacitação para funcionários, alunos e demais pessoas envolvidas no estudo com o modelo animal, incluindo noções de bem-estar animal e conhecimento da etologia e manejo da espécie envolvida;
- promover, salvo exceções justificadas, o enriquecimento ambiental e a disponibilização de espaço mínimo necessário para que o animal possa praticar um repertório comportamental básico para a manutenção de seu bem estar;
- responsabilidade em conhecer o uso de métodos alternativos para o ensino desenvolvido em outras instituições;
- avaliar cuidadosamente o uso didático de animais na aquisição de capacidades cognitivas no ensino.
Membros
Alessandra Gimenez Mascarenhas/ EVZ - Vice-Coordenadora
Aline Priscila Pansani/ ICB
Amoracyr José Costa Nunez/EVZ
Bruno Oliveira da Silva Duran/ICB
Daniel Silva Goulart/IPTSP
Diego Basile Colugnati/ ICB
Elizabeth Pereira Mendes/ ICB – Coordenadora
Eloá Alves Bento/ICB
Fabyola Barros de Carvalho/ EVZ
Fernanda Cristina Alcântara dos Santos/ ICB
Jacqueline Alves Leite/ICB
José Rodrigues do Carmo Neto/IPTSP
Leandro Guimaraes Franco/ EVZ
Leonardo de frança e Melo/ EVZ
Liliana Borges de Menezes/ IPTSP
Mara Rúbia Marques/ICB
Marcília Viana Pavam Gonçalves/FF
Marcos Speroni Ceron/EVZ
Paulo Hellmeister Filho/EVZ
Rodrigo Mello Gomes/ICB
Tais Andrade Dias de Souza/PRPI
Thatiane Abreu de Castro/ICB