Orientações CEUA COVID

Orientações CEUA/UFG sobre período de suspensão de atividades em razão do COVID-19

Orientação 3: submissão de novos projetos (está no link)

Orientação 2 (está no link)

Orientação 1:

Informações sobre atividades e orientações da Comissão de Ética no Uso de Animais durante o período de suspensão de atividades e outras determinações devido ao COVID-19. A elaboração deste documento foi norteada por:

• Comunicado n° 2 da Reitoria da UFG (https://www.ufg.br/n/125040-comunicado-n-2); • Medidas adotadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI- UFG); • Orientações da OMS; • A evolução do quadro nacional de COVID-19; • As discussões realizadas com o Comitê UFG para o Gerenciamento da Crise COVID-19;

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de Goiás resolve:
1. Suspender as reuniões ordinárias presenciais pelo período de 15 dias, a contar do dia 16 de março de 2020.
2. Manter as atividades administrativas e divulgar em breve detalhamento sobre as especificidades de funcionamento da secretaria da CEUA.
3. Suspender o atendimento presencial ao público na secretaria da CEUA durante 15 dias.
4. Manter as atividades de secretaria por e-mail ou telefone de acordo com os horários de atendimento ao público constantes no site da CEUA (https://ceua.prpi.ufg.br/) durante 15 dias.

A CEUA sugere aos professores e pesquisadores que utilizam animais:
Evitar que alunos (principalmente aqueles que dependam de transporte público) se desloquem em direção à UFG. Para isso, pensamos ser prudente recomendar a suspensão do início de atividades de pesquisa com o uso de animais nos próximos 15 dias, a fim de garantir redução do contato com pessoas em meios de transporte e na própria UFG. É importante lembrar que animais reservados em Biotérios da UFG e não utilizados, ao serem solicitados posteriormente, poderão já não estarem com peso e idade solicitados, não havendo possibilidade de substituição imediata. Nas pesquisas em que os animais já foram instalados, o cuidado básico com os animais é obrigatório! Portanto, alimentação, hidratação e manutenção da limpeza do ambiente devem ser mantidas, assim como protocolos experimentais iniciados. No entanto, é preciso adotar medidas que restrinjam ao máximo o contato dos responsáveis em meios de transporte e na própria UFG durante os próximos 15 dias.

Qualquer nova orientação será repassada à comunidade acadêmica.

Goiânia, 16 de março de 2020.

Coordenação da CEUA/UFG